23/01/2007

Um exemplo riquíssimo de associativismo profissional: o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto




40 anos de vida
in http://www.cnid.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=28
A poucos meses de completar 40 anos de existência, o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, tem uma história que lhe confere amplos motivos de orgulho.
Alves dos Santos, Artur Agostinho, Mário Zambujal, Fernando Soromenho, Manuel Mota, Vítor Sérgio, Mário Cília, Vasco Resende, Carlos Pinhão, Vítor Santos, Aurélio Márcio, são alguns dos nomes que, ao correr da pena e sem qualquer alinhamento especial, fizeram parte dos primeiros Corpos Sociais do Clube Nacional da Imprensa Desportiva. Clube, porquê? Porque, nos anos sessenta, o poder em Portugal tremia quando ouvia substantivos como Associação, Sindicato ou qualquer outra coisa que pudesse ameaçar um sistema que não primava, propriamente, pela abertura das ideias. E “Clube” foi o que se conseguiu arranjar na altura…
O CNID contava, de facto, com o entusiasmo e a dedicação das maiores figuras do jornalismo desportivo português, sendo uma experiência extraordinária relermos um escrito do saudoso Fernando Soromenho, o primeiro presidente.