15/12/2006

Angariadores Imobiliários...podem começar a estender-se na mesa de pedra como o finado da famosa tela


Notícias dramáticas poderão eventualmente confirmar-se:

Angariador Imobiliário dado como desaparecido

poderá afinal estar morto!

Importa dizer que nem todas as notícias são más:

Felizmente que os Médicos estão vivos e bem vivos,

pelo que sempre haverá alguém para fazer a autópsia da pobre vítima desamparada!

Como amplamente se tem revelado, o Angariador Imobiliário dado como desaparecido em combate e sem defesa poderá na verdade estar morto --- é a notícia triste que temos para revelar aparentemente de fonte segura.

Parece com efeito confirmar-se que a pobre vítima poderá ter sucumbido sob golpes múltiplos, vários deles letais, numa luta sem tréguas, onde a sua táctica poderá não ter sido a melhor.

Com efeito, o referido Angariador Imobiliário parece ter optado por não se organizar e menos ainda por se defender, resolvendo enfrentar o perigo desguarnecido, desorganizado e de costas para o opositor.

A táctica ter-lhe-á sido fatal, malfadadamente.

É que da parte dos opositores, o ataque foi e continua cerrado e organizado, os golpes foram e continuam a ser sem mercê nem piedade.

· Quando se candidatou ao trabalho, foi ao engano e levou logo 2-0. Disseram-lhe que a posição tinha altas remunerações em perspectiva, e o pobre acreditou.

· Depois deram-lhe um contrato de adesão a assinar, do tipo “pega-ou-largue”, “me ama-ou-me-deixe”, onde uma cláusula desrespeitava a lei e rezava taxativamente: Empresário Independente deve ficar dependente em exclusividade desta Empresa, não pode trabalhar em mais nenhuma do Ramo.

· Logo a seguir, nova série de estocadas:

· Ficou a saber que não podia exercer nenhuma outra actividade profissional, sob pena de ser escorraçado da profissão,

· Que só poderia exercer o seu mister como Falso Trabalhador Independente, isto é como Empresário independente dependente de uma só Empresa e de um só e exclusivo ganha-pão incerto;

· Que tinha de tirar um cartãozinho caído em desuso para toda a gente mais, excepto para os totós dos Angariadores Imobiliários (consta que o termo está na Lei), e por ele pagar mais de 18 notas de conto,

· Que tinha de fazer prova de nada dever nem ao fisco nem à segurança social, e mostrá-lo bem mostradinho ao responsável do maior bolo de dívida de toda a História nacional,

· Que tinha de pagar para trabalhar uma taxa de 3 em 3 anos, coisa de 322 Euros para bulir e ganhar ou não ganhar, que o negócio não é certo, e mais uma taxa para exames, e mais uma taxa para um cartão, e mais tanto para pagar recorrentemente o negócio da formação obrigada pelos maiores grupos de Empresas do Sector, e mais, e mais, e mais, e mais, e mais…

· Finalmente, o dito cujo foi colocado a trabalhar numa selva, onde a competição é terrível, a começar pela competição ilegal dos próprios Empresários a exercerem sem lei o papel de Angariadores, e os ganhos só são aceitáveis para uma percentagem mais elitista que a nata do próprio reino do futebol.

Enfim, compreende-se, o pobre coitado primeiro desapareceu (foi o seu erro), não se organizou e não ripostou (duplo erro), e depois, baqueou, finou-se, foi-se, foi comido às postas.

Enfim, se ainda não foi, é certo que o será.

Se não se cuidar, se continuar de costas.

Mas nem tudo são más notícias.

É que sabemos de fonte segura que os Médicos, de par com numerosos outros Profissionais de outros Sectores, esses estão vivos e bem vivos.

Logo, a autópsia do pobre finado poderá assim estar assegurada.

Ufa!...

Como se sabe, um alto Governante acaba de despachar que os Médicos que trabalham para o Serviço Nacional de Saúde não poderão exercer cargos nem de direcção nem de coordenação em Clínicas Privadas.

Repare-se:

Não se diz que não podem trabalhar em Clínicas Privadas.

Isso podem.

Tampouco se obriga a que sejam exclusivamente ENI’s.

Nada disso. Podem ser ENI’s, ou TCO’s ou trabalhadores do Estado, o que melhor lhes aprouver.

Menos ainda se proíbe, por exemplo, que exerçam outras profissões, que sejam Professores, Deputados ou Artistas Plásticos ou Escritores, por exemplo.

Podem, e bem.

Apenas (e já surge como intolerável aos olhos da Ordem, dos Sindicatos e das múltiplas Associações Profissionais) não poderão exercer cargos nem de direcção nem de coordenação em Clínicas Privadas.

E o tsunami já começou, o maremoto como dizemos em português já se avizinha!

Aí estão os Médicos e as suas Organizações a esgrimir com a Lei (o Dec.-Lei 73/90 e o seu Artº 10º, nº 3) contra o Despacho do Governante.

É vê-los, é ouvi-los!

Uma coisa é certa:

Temos Médicos!

E estão vivos!

E recomendam-se, fortes, consciencializados e organizados.

E atentos na defesa dos seus interesses e direitos.

E prontos para poderem fazer a autópsia dos Angariadores Imobiliários, dos Mediadores Imobiliários (Artº 7º, nº 3 do Dec.-Lei 211/2004, de 20 de Agosto http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=3097 ) e dos Empregados das Empresas Imobiliárias, que, se não se organizarem e menos se defenderem, bem podem começar a estender-se na mesa de pedra como o finado da famosa tela The Anatomy Lesson of Dr. Nicolaes Tulp, de Rembrandt.